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NOTÍCIAS
RETER CLIENTES

Tão importante quanto captar clientes, é reter aqueles que já conhecem a marca.
Pós-venda são todas as práticas que visam manter um relacionamento consistente e satisfatório, com foco na fidelização do cliente.

1. Mantenha contato:
O pós-venda também é usado para pesquisas de satisfação, que são excelentes ferramentas para avaliar o engajamento com a marca. E os clientes insatisfeitos são justamente os que vão revelar as falhas e os pontos de melhoria do seu negócio.

2. Seja um especialista:
O consumidor atual — também chamado de consumidor 3.0 — vive hiperconectado e é ávido por informação. Aproveite essa característica e seja mais do que um vendedor: torne-se um consultor do seu negócio.

Você pode unir duas estratégias: que tal um Grupo no Whats ou Lista de Transmissão notícias relevantes e uma newsletter com artigos relacionados aos seus interesses?

3. Estude o perfil do cliente:
Escutar o cliente de forma atenta é o primeiro passo para qualquer estratégia de relacionamento. Mas como isso inclui o pós-venda? São as informações obtidas na primeira etapa de venda que vão direcionar toda a construção desse relacionamento com o consumidor.

Aproveite para identificar demandas e expectativas, para criar um atendimento personalizado. Tratar cada cliente como se fosse único é o principal objetivo dos conceitos atuais em atendimento ao cliente.

4. Assuma os problemas e resolva imediatamente:
O objetivo é que o processo sempre caminhe perfeitamente até o final. Mas, se alguma coisa der errado, esteja preparado para resolver prontamente. A empresa precisa assumir a responsabilidade e apresentar uma solução rápida.

5. Crie programas de fidelização e recompensa
Além de ótimos produtos e um excelente atendimento, ofereça benefícios extras aos seus clientes. Se você seguiu esses passos até aqui, já deve conhecê-los muito bem. Então, aproveite para oferecer descontos e ofertas especiais em serviços que sejam do seu interesse.

O pós-venda deve fazer parte de uma gestão de relacionamento de excelência, fator fundamental para se manter à frente da concorrência. Esperamos que essas dicas melhorem ainda mais as suas estratégias de pós-venda
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